Aqui você encontra:

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dicas para manifestar suas opiniões e não ''encher linguiça'' tanto no falar quanto no escrever

Estratégias de manifestar opinião

Numa conversa entre amigos,opinando sobre algum assunto da atualidade, como a questão do Aquífero Guarani, por exemplo, ou sobre a presença de bases militares estrangeiras fora de seus países de origem, as pessoas normalmente se portam de maneira muito diferente daquela que adotam quando devem manifestar opiniões por escrito, especialmente se esse texto destinar-se a publicação. 

Siga esta tática e evite riscos de ''encher linguiça'':

1. Não deixe suas opiniões se esgotarem logo nas primeiras linhas: deve-se dar uma ideia clara de para onde as coisas estão indo,mas se você disser tudo de uma vez,não terá como continuar. 
2. Não fique preso ás suas próprias opiniões, mas caminhe com a ajuda de opiniões diferentes. Rebater, criticar, mostrar desconfiança frente a determinadas idéias, diferentes das suas, é mais fácil do que ficar explicando o que já disse.
3. Parta de um detalhe, de uma questão menos importante, do assunto abordado, para chegar aos poucos até o aspecto central que você quer abordar. Isso torna o texto mais concreto, podendo criar um certo suspense no leitor, sem parecer que está enchendo linguiça.
Pois encher linguiça, num texto argumentativo, é quase sempre inevitável.O importante é você fingir que não está enchendo linguiça.


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário